
O deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas) votou a favor da cassação do mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) no Conselho de Ética da Câmara. Agora, ele acredita que o plenário da casa vai confirmar a decisão. O relatório que recomenda a perda do mandato foi aprovado por 13 votos a 5 na última quarta-feira (9).
“Nós seguimos o relator. O relator fez um relatório muito técnico e foi aprovado por 13 a 5. Se fosse uma coisa que tivesse sido 7 a 7 ou 8 a 7, você podia até discutir, mas ele [Glauber Braga] infringiu o regimento e o relator foi muito sensato, muito técnico. E assim eu acredito que vai para o plenário e deve ser cassado”, falou Júlio.
Sobre a greve de fome iniciada por Glauber Braga desde o dia em que a cassação foi aprovada no Conselho de Ética, Júlio evitou se prolongar e classificou apenas como “um ato pessoal dele”.
Em protesto, Glauber permanece desde a quarta-feira (9) dentro da Câmara e alega não estar se alimentando desde então.
Motivo da cassação
Glauber Braga é alvo do processo de cassação por ter agredido fisicamente, em abril de 2024, o youtuber Gabriel Costenaro, integrante do Movimento Brasil Livre (MBL). O deputado alega que foi provocado e, por isso, agrediu o ativista. No entanto, o argumento não convenceu e o Conselho de Ética decidiu pela cassação. A palavra final será do plenário da Câmara dos Deputados.
Veja a entrevista de Júlio Arcoverde: