
O prefeito de Tamboril do Piauí, Dr. Glauert (Podemos), disse nesta terça-feira (8) em entrevista ao DitoIsto em Teresina que não chove no município há mais de 75 dias. Segundo ele, a situação é muito grave e por isso a prefeitura tem empreendido esforços para viabilizar ações que minimizem os danos causados à população.
Em anos normais, os meses de janeiro, fevereiro, março e abril são os mais chuvosos na região, o que não ocorreu em 2025. Tamboril do Piauí fica a 460 km de Teresina, no semiárido do estado.
“Eu escuto dos mais antigos que nunca viram uma seca como essa desse ano. É tudo novo para a gente, estou no primeiro mandato, primeira vez como gestor, e já temos que passar por uma situação dessa. A estiagem está tão grande que tem mais de 75 dias que não pinga uma gota d’água no nosso município”, relatou o prefeito.
Dr. Glauert detalhou algumas medidas que a gestão municipal tem feito para mitigar os efeitos da seca. Ele mencionou ações voltadas para pequenos criadores rurais e disse que recorreu à Conab para adquirir milho a um preço acessível para pessoas do campo.
“Nós estamos tentando dar estrutura. Não tem como fazer barreiros porque não tem a chuva, mas estamos fazendo nos poços que existem no interior aqueles bebedouros maiores para dar água ao gado e as criações. Também procuramos junto à Conab uma ajuda em relação a milhos com um preço menos agressivo que o do mercado. Estamos fazendo o que puder para poder dar uma melhoria e passar por essa crise da seca”, contou.
Assista a fala do prefeito: