Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

Oito deputados estaduais foram prefeitos antes de chegarem à Alepi

Parlamentares começaram trajetória política disputando eleições municipais no interior do Piauí.

Dos atuais 39 deputados estaduais do Piauí – contando titulares e suplentes em exercício – oito foram prefeitos antes de chegarem à Assembleia Legislativa. São políticos que começaram a trajetória em disputas municipais no interior e depois alçaram voos maiores na vida pública, chegando ao cargo de deputado.

Janaínna Marques

Deputada Janaínna (Divulgação/Alepi)

No terceiro mandato de deputada estadual, Janaínna Marques (PT) começou a carreira política sendo eleita prefeita do município de Joca Marques, no Norte do Piauí, em 1996. Governou o município que leva o nome do avô por dois mandatos seguidos até 2004, quando foi eleita prefeita de Luzilândia. Ela ainda foi reeleita na prefeitura de Luzilândia em 2008, mas teve o mandato cassado em 2011 pela acusação de ser “prefeita itinerante”, quando políticos encerravam oito anos de mandato numa cidade e migravam para outra. No fim das contas, Janaínna foi prefeita por quase 15 anos seguidos. Em 2014, ela foi eleita deputada pela primeira vez.

Gustavo Neiva

Gustavo Neiva (Foto: Thiago Amaral/Alepi)

No quarto mandato de deputado estadual, Gustavo Neiva (PP) também começou como prefeito em 1996, quando foi eleito para a prefeitura de Porto Alegre do Piauí, na região Sul do estado. Ele foi reeleito em 2000 e governou o pacato município por oito anos. Neiva chegou à Assembleia Legislativa em 2011, após vencer as eleições estaduais de 2010.

Ana Paula Mendes

Deputada Ana Paula (Foto: Régis Falcão/Alepi)

No terceiro mandato - não consecutivo - de deputada estadual, Ana Paula Mendes (MDB) também começou a vida pública como prefeita, no mesmo ano de Janaínna Marques e Gustavo Neiva. Ela foi eleita prefeita do município de Sebastião Leal, no Sul do Piauí, em 1996, e reeleita em 2000. Ao todo, administrou a cidade por oito anos seguidos.

Francisco Limma

Deputado Limma (Foto: Thiago Amaral/Alepi)

O petista Francisco Limma também foi prefeito por oito anos antes de entrar na política estadual. Limma foi eleito para a prefeitura de São João do Arraial, no Norte do Piauí, em duas ocasiões. Se elegeu pela primeira vez em 2004 e foi reeleito em 2008. Após deixar a prefeitura, ficou dois anos sem mandato e em 2014 foi eleito deputado estadual. Atualmente, está no 3º mandato seguido na Assembleia Legislativa.

Dr. Gil Carlos

Deputado Gil Carlos (Foto: Régis Falcão/Alepi)

Atualmente em sua primeira passagem pela Assembleia Legislativa do Piauí, o médico Gil Carlos (PT) foi prefeito de São João do Piauí, no Sul do estado, por dois mandatos seguidos. Foi eleito pela primeira vez em 2012 e reeleito em 2016, ficando na prefeitura do município por oito anos. Nas eleições de 2022, dois anos depois de encerrar o segundo mandato de prefeito, se elegeu deputado estadual pela primeira vez.

Dr. Thales Coelho

Deputado Dr. Thales (Divulgação/Alepi)

Exercendo o primeiro mandato na Assembleia, o médico Thales Coelho se elegeu deputado estadual em 2022 após exercer dois mandatos seguidos como prefeito do município de Paquetá, a 307 km de Teresina. Thales renunciou perto da metade do segundo mandato de prefeito para poder disputar o cargo de deputado estadual. Atualmente, ele está licenciado do mandato na Assembleia, ocupando o cargo de secretário de Saúde de Picos.

Rubens Vieira

Dep. Rubens Vieira (Foto: Thiago Amaral/Alepi)

No primeiro mandato de deputado estadual, o pedagogo Rubens Vieira (PT) foi vereador duas vezes seguidas e depois prefeito do município de Cocal, no Norte do Piauí, por dois mandatos consecutivos. Ele ganhou as eleições para prefeito em 2012 e em 2016, ficando oito anos na prefeitura. Nas eleições de 2022 ganhou para deputado estadual.

Hélio Rodrigues

Dep. Hélio Rodrigues (Foto: Régis Falcão/Alepi)

Suplente no exercício do mandato na Assembleia Legislativa do Piauí, o deputado Hélio Rodrigues (PT) foi prefeito do município de Hugo Napoleão duas vezes, tendo sido eleito em 2012 e reeleito em 2016. Antes de ser prefeito, ele ainda foi vereador no município. Em 2022 ficou entre os primeiros suplentes do PT para deputado estadual e assumiu o mandato após a ida de deputados titulares para secretarias no Governo do Piauí.

Mais de Política