Dos atuais 39 deputados estaduais do Piauí – contando titulares e suplentes em exercício – oito foram prefeitos antes de chegarem à Assembleia Legislativa. São políticos que começaram a trajetória em disputas municipais no interior e depois alçaram voos maiores na vida pública, chegando ao cargo de deputado.
Janaínna Marques

No terceiro mandato de deputada estadual, Janaínna Marques (PT) começou a carreira política sendo eleita prefeita do município de Joca Marques, no Norte do Piauí, em 1996. Governou o município que leva o nome do avô por dois mandatos seguidos até 2004, quando foi eleita prefeita de Luzilândia. Ela ainda foi reeleita na prefeitura de Luzilândia em 2008, mas teve o mandato cassado em 2011 pela acusação de ser “prefeita itinerante”, quando políticos encerravam oito anos de mandato numa cidade e migravam para outra. No fim das contas, Janaínna foi prefeita por quase 15 anos seguidos. Em 2014, ela foi eleita deputada pela primeira vez.
Gustavo Neiva

No quarto mandato de deputado estadual, Gustavo Neiva (PP) também começou como prefeito em 1996, quando foi eleito para a prefeitura de Porto Alegre do Piauí, na região Sul do estado. Ele foi reeleito em 2000 e governou o pacato município por oito anos. Neiva chegou à Assembleia Legislativa em 2011, após vencer as eleições estaduais de 2010.
Ana Paula Mendes

No terceiro mandato - não consecutivo - de deputada estadual, Ana Paula Mendes (MDB) também começou a vida pública como prefeita, no mesmo ano de Janaínna Marques e Gustavo Neiva. Ela foi eleita prefeita do município de Sebastião Leal, no Sul do Piauí, em 1996, e reeleita em 2000. Ao todo, administrou a cidade por oito anos seguidos.
Francisco Limma

O petista Francisco Limma também foi prefeito por oito anos antes de entrar na política estadual. Limma foi eleito para a prefeitura de São João do Arraial, no Norte do Piauí, em duas ocasiões. Se elegeu pela primeira vez em 2004 e foi reeleito em 2008. Após deixar a prefeitura, ficou dois anos sem mandato e em 2014 foi eleito deputado estadual. Atualmente, está no 3º mandato seguido na Assembleia Legislativa.
Dr. Gil Carlos

Atualmente em sua primeira passagem pela Assembleia Legislativa do Piauí, o médico Gil Carlos (PT) foi prefeito de São João do Piauí, no Sul do estado, por dois mandatos seguidos. Foi eleito pela primeira vez em 2012 e reeleito em 2016, ficando na prefeitura do município por oito anos. Nas eleições de 2022, dois anos depois de encerrar o segundo mandato de prefeito, se elegeu deputado estadual pela primeira vez.
Dr. Thales Coelho

Exercendo o primeiro mandato na Assembleia, o médico Thales Coelho se elegeu deputado estadual em 2022 após exercer dois mandatos seguidos como prefeito do município de Paquetá, a 307 km de Teresina. Thales renunciou perto da metade do segundo mandato de prefeito para poder disputar o cargo de deputado estadual. Atualmente, ele está licenciado do mandato na Assembleia, ocupando o cargo de secretário de Saúde de Picos.
Rubens Vieira

No primeiro mandato de deputado estadual, o pedagogo Rubens Vieira (PT) foi vereador duas vezes seguidas e depois prefeito do município de Cocal, no Norte do Piauí, por dois mandatos consecutivos. Ele ganhou as eleições para prefeito em 2012 e em 2016, ficando oito anos na prefeitura. Nas eleições de 2022 ganhou para deputado estadual.
Hélio Rodrigues

Suplente no exercício do mandato na Assembleia Legislativa do Piauí, o deputado Hélio Rodrigues (PT) foi prefeito do município de Hugo Napoleão duas vezes, tendo sido eleito em 2012 e reeleito em 2016. Antes de ser prefeito, ele ainda foi vereador no município. Em 2022 ficou entre os primeiros suplentes do PT para deputado estadual e assumiu o mandato após a ida de deputados titulares para secretarias no Governo do Piauí.