Das 224 cidades do Piauí, apenas duas possuem nomes em alusão a figuras femininas: Teresina (em homenagem à imperatriz Teresa Cristina) e Vera Mendes, distante 390 km de capital, no semiárido do estado. Emancipado em 1995, desmembrado de Itainópolis, o município possui pouco mais de 3 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE.
Mas, engana-se quem pensa que Vera Mendes foi uma mulher. O nome do município é, na verdade, uma junção dos sobrenomes de duas famílias, das quais dois dos seus membros formaram um casal e foram precursores do lugar.
Na segunda metade do século XIX, por volta do ano de 1880, chegou à região o casal Antônio Raimundo da Vera e Bárbara Mendes de Carvalho. Bárbara veio da localidade Morro da Onça, na época município de Jaicós e hoje Patos do Piauí. Já Antônio Raimundo da Vera tinha origem em uma localidade de nome Recanto.
Conforme informações disponibilizadas pela Prefeitura de Vera Mendes, os dois construíram uma casa e se fixaram em definitivo na localidade Umbuzeiro Ferrado, vilarejo que deu origem à cidade. Por isso, em homenagem às duas famílias pioneiras (Vera e Mendes), o município recebeu o nome de Vera Mendes.
A união das famílias pioneiras é retratada no hino do município, cujo refrão diz: "Da união de duas famílias, nasceu a nossa Vera Mendes. Vera Mendes querida, Vera Mendes amada, por Deus tu és abençoada; Tua glória vem do céu, e dos teus campos vem o mel".