
Os danos causados pela seca também serão sentidos fortemente na economia dos municípios piauienses. Em Ribeira do Piauí, a mais de 450 km de Teresina, o prefeito Antônio Neto (PT) estima que as perdas na colheita em 2025 vão superar os 90%.
Segundo ele, esse dado é ainda mais preocupante porque mais de 70% da população do município vive na zona rural e muitos dependem, entre outras formas de renda, do plantio na roça.
“É uma problemática grande para nós enfrentarmos. O nosso município já se encontra tanto no decreto [de emergência] da União quanto no decreto do Estado. Já tivemos reunidos na APPM sobre essa questão da seca. No nosso município a perda da lavoura vai passar de 90%. E nós temos ainda um agravante, porque o nosso município é em torno de 78% na zona rural. São aquelas pessoas lavradoras que vivem da roça. Algumas não chegaram nem a plantar e as que plantaram perderam.”, lamentou o prefeito.

Ribeira do Piauí tem cerca de 4 mil habitantes. Para o prefeito Antônio Neto, as prefeituras municipais precisam de mais apoio dos governo estadual e federal para enfrentar os prejuízos causados pela seca. Em anos normais, os meses de janeiro, fevereiro, março e abril são os mais chuvosos na região, o que não ocorreu em 2025.
“A gente faz um apelo aos governantes que é hora de ajudar. Independente de partido A, B ou C, todos têm que se unir em prol dessa problemática que estamos enfrentando”, conclamou o gestor.