É do município de Floresta do Piauí, no semiárido do estado, o parlamentar municipal que teve a menor votação das eleições municipais de outubro de 2024. A vereadora Sandra Osório, que na urna usou o nome Sandra do Toim (MDB), conseguiu uma das nove vagas na Câmara Municipal de Floresta ao obter apenas 50 votos.
O curioso é que Sandra do Toim foi eleita mesmo tendo uma votação 36% menor do que obteve na eleição de 2020, quando também foi candidata e não se elegeu. Em 2020, ela teve 68 votos e perdeu. Agora, com apenas 50 votos, conquistou o mandato de vereadora do município.
A título de comparação, a votação do vereador mais votado de Teresina, Eduardo Draga Alana (PSD), daria para eleger 184 vereadores com a votação de Sandra do Toim. Draga Alana teve 9.233 votos.
Uma explicação
Há uma razão para explicar o fato de Sandra ter sido eleita com uma votação tão pequena. A eleição para prefeito em Floresta do Piauí teve candidato único - Claudionor Urbano (MDB) - e uma única chapa de candidatos a vereador. Eram apenas 10 nomes disputando as nove vagas na Câmara Municipal, todos pelo mesmo partido do candidato a prefeito, o MDB.
Dos 10 candidatos, Sandra do Toim foi a 9ª colocada com seus 50 votos. O único candidato a vereador que não foi eleito foi Lúcia de Mariano, que ficou na 10º e última colocação com 31 votos.