Você certamente nunca o viu em um embate acalorado com outro vereador. Também não o vê com frequência na imprensa nem na tribuna do parlamento. Com um estilo discreto, o vereador Valdemir Virgino (PRD) inicia o quinto mandato seguido na Câmara Municipal de Teresina e, nessa legislatura, será o decano, ou seja, aquele que tem mais tempo de mandato na casa.
Na legislatura passada, o decano era Edson Melo (PSDB), que estava na Câmara Municipal desde 1989. Edson, no entanto, não disputou a reeleição no pleito de 2024 e deixou a casa.
Natural de Parnarama, no Maranhão, Valdemir Virgino tem 62 anos. Veio para Teresina no começo da década de 1980. Em 1983, conseguiu o primeiro emprego como assessor parlamentar no gabinete do vereador Acilino Ribeiro.
Antes de ser eleito vereador pela primeira vez em 2008, ele perdeu cinco eleições. Venceu na sexta.
Valdemir iniciou sua trajetória política pelos movimentos sociais e comunitários, tendo sido eleito presidente da Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Risoleta Neves. Também foi presidente da União dos Líderes Comunitários da Zona Norte de Teresina (Ulconorte) e diretor da Federação das Associações de Moradores do Estado do Piauí.
Sua atuação o levou a ocupar cargos de segundo e terceiro escalões nos governos de Mão Santa (no Estado) e de Wall Ferraz (na prefeitura de Teresina). Segundo ele, ajudou na criação de várias vilas em Teresina.