Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

Diferente do que muitos pensam, Lula nunca esteve em Guaribas

Município piauiense foi escolhido como símbolo do programa Fome Zero em 2003, mas não recebeu visita do presidente.

A cidade de Guaribas, no Piauí (Divulgação/MDS)

O município de Guaribas, distante 623 km de Teresina, foi o berço do programa Fome Zero, lançado pelo presidente Lula (PT) em seu primeiro governo em janeiro de 2003. Com o terceiro pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país à época, a cidade piauiense ficou conhecida em todo o Brasil por ser escolhida símbolo do programa de combate à fome.

Passados 22 anos daquele distante 2003 em que o programa foi lançado pelo Governo Federal tendo Guaribas como piloto, criou-se no imaginário de parte da população – e de políticos e jornalistas do Piauí – de que o presidente Lula esteve em Guaribas com uma comitiva de ministros para uma agenda relacionada ao Fome Zero. Contudo, Lula nunca pisou os pés em Guaribas.

O que aconteceu

A intenção do presidente Lula era, de fato, ir a Guaribas e levar todo o seu ministério para ver de perto a pobreza e lançar o programa. Os preparativos para a ida de Lula ao município foram muito badalados na imprensa e no meio político local e nacional. A cidade chegou a receber representantes do governo em “preparação” para a agenda de Lula, mas no fim das contas a viagem presidencial foi cancelada.

Guaribas teve avanços desde 2003, mas pobreza nunca acabou (Foto: Agência Brasil)

Depois de estudar bem a logística do deslocamento, a Presidência da República decidiu que não havia condições de Guaribas receber a comitiva presidencial. Para chegar lá, Lula e os ministros teriam que ir em um avião Boeing para Petrolina-PE, depois ir em outros aviões menores até São Raimundo Nonato e de lá seguiriam em vários helicópteros até Guaribas. Como a visita seria de apenas 2 horas, decidiu-se que era inviável executar essa logística complexa.

Na noite do dia 6 de janeiro de 2003, a versão on line da Folha de S. Paulo noticiou que Lula desistiu de viajar até Guaribas, frustrando as expectativas de muita gente que esperava a visita. A manchete dizia: “Para evitar gastos, Lula cancela viagem a Guaribas (PI)". No dia seguinte, a versão impressa da Folha repercutiu a desistência.

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistiu de levar seu ministério para Guaribas (PI), cidade do semiárido nordestino com o terceiro pior IDH do país. O porta-voz da Presidência, André Singer, disse que, embora essa fosse a intenção de Lula desde a campanha eleitoral, percebeu-se agora que a viagem é inviável, por mobilizar uma 'infraestrutura gigantesca'", dizia a reportagem.

Matéria da Folha de S. Paulo sobre cancelamento da ida a Brasília (Reprodução/Folha)

Para reforçar os argumentos pelo cancelamento da ida a Guaribas, o ministro extraordinário do Combate à Fome e da Segurança Alimentar, José Graziano, disse, em outra reportagem, que seria um "contrassenso" gastar tanto dinheiro público num programa de combate à miséria para uma visita rápida, de apenas duas horas.

Visita de ministros

Com a desistência de Lula de ir à Guaribas, o Governo optou apenas por enviar quatro ministros no mês seguinte, em 3 de fevereiro de 2003, para o lançamento de algumas ações de combate à miséria vinculadas ao Fome Zero. Estes sim, chegaram à cidade de helicóptero. De lá eles foram para Cristino Castro e no dia seguinte também visitaram a cidade piauiense de Acauã, na divisa com Pernambuco.

Integravam o grupo os ministros José Graziano (Combate à Fome), Olívio Dutra (Cidades), Ciro Gomes (Integração Nacional) e Benedita da Silva (Assistência e Promoção Social), além do secretário-executivo do Ministério da Educação e de representantes da FAO e da Unesco, órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Viagem à Teresina

Lula durante viista à Vila Irmã Dulce, em Teresina (Foto: Victor Soares/Agência Brasil)

Para se redimir da desistência de ir a Guaribas, Lula resolveu visitar a Vila Irmã Dulce, na periferia de Teresina. A visita aconteceu no dia 10 de janeiro de 2003. Na ocasião, Lula levou uma comitiva de 30 ministros para mostrar de perto a eles um exemplo da miséria que o petista prometia combater ao iniciar aquele governo.

A viagem para conhecer a Vila Irmã Dulce foi a primeira de Lula como presidente da República.

Nova desistência

Nas eleições presidenciais de 2022, a equipe de Lula chegou a cogitar uma agenda do então candidato em Guaribas. Um dos entusiastas da visita era Wellington Dias (PT), que fazia parte da coordenação da campanha do petista no Nordeste. Porém, a equipe desistiu.

Passadas duas décadas da primeira desistência lá em janeiro de 2003, a equipe entendeu que Guaribas seguia sem as condições adequadas para receber Lula, ainda que na condição de candidato a presidente.

Mais de Política