
A federação partidária entre União Brasil e Progressistas terá a maior bancada de deputados federais na Câmara e o maior número de prefeitos do Brasil. A oficialização da aliança aconteceu nesta segunda-feira (28), quando a executiva do União Brasil aprovou a parceria. O Progressistas já tinha aprovado há mais de um mês.
Com o aval das duas partes, a federação agora está confirmada e terá a maior bancada da Câmara. Serão 109 deputados federais. Terá, ainda, o maior número de prefeitos do Brasil, com mais de mil prefeituras no País.
Dois presidentes

Até o final deste ano, a federação União/PP terá uma copresidência, comandada pelo senador Ciro Nogueira (presidente do Progressistas) e Antonio Rueda (presidente do União).
“Inicialmente vai existir uma copresidência até dezembro. O Rueda e o Ciro. A gente vai integrar os dois partidos nesse início e a partir de janeiro a gente terá uma presidência só”, afirmou Rueda ao final do encontro em que o União aprovou a federação.
A aliança União/Progressistas vai ter também os maiores repasses de verba pública para custeio de campanhas e funcionamento das siglas. De agora em diante, as direções dos dois partidos vão se dedicar à elaboração do estatuto da federação.
As federações partidárias são um modelo jurídico de aliança que une dois ou mais partidos. Pela regra, as legendas que se unem em federação passam a atuar como se fossem uma só por até quatro anos. Após esse tempo, podem rever se seguem ou não a parceria.