Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

“Foco do PT nunca foi eleição municipal”, diz Rafael sobre derrotas em 2024

Governador do Piauí foi questionado sobre fracasso da esquerda nas capitais e grandes cidades nordestinas nas últimas eleições.

Rafael Fonteles no Roda Viva (TV Cultura)

O governador do Piauí Rafael Fonteles (PT) disse nesta segunda-feira (28) no programa Roda Viva, da TV Cultura, que o PT segue muito forte no Nordeste e que Lula deverá ter uma vantagem maior em 2026 do que teve em 2022. Contudo, foi confrontado pelo jornalista Josué Freitas sobre o fato de a sigla ter sido derrotada nas capitais e nas grandes cidades nordestinas nas eleições de 2024, que elegeram políticos de direita.

Diante do questionamento, Rafael disse que o foco do PT nunca foi eleição municipal.

“O foco do PT nunca foi tanto a eleição municipal. Claro que é importante para o partido ter o maior número de prefeitos e ganhar capitais, mas sempre o foco principal foi a eleição presidencial. Até porque há uma concentração muito grande de poder na federação brasileira na União. Então, quem quer transformar o Brasil, transformar a sociedade brasileira, precisa realmente focar na eleição presidencial”, se esquivou.

Nas eleições municipais de 2024 em Teresina, Rafael montou um palanque jamais visto na capital e apostou todas as fichas na candidatura do petista Fábio Novo, que mesmo assim acabou derrotado por Silvio Mendes (União) no primeiro turno.

Em Fortaleza, lideranças nacionais do PT se voltaram totalmente para ajudar a eleger de Evando Leitão, sendo a única capital onde o partido venceu, por uma margem de menos de 1% dos votos.

Mais de Política