De olho na disputa pelo governo de Pernambuco em 2026, o prefeito de Recife João Campos (PSB) inchou a administração da capital pernambucana com cargos e muita acomodação política.
Na semana passada, a Câmara Municipal de Recife aprovou uma reforma administrativa proposta pelo prefeito que deixou a Prefeitura de Recife com mais cargos comissionados do que o Governo do Estado. A situação chama atenção, pois Pernambuco tem 9 milhões de habitantes enquanto a cidade de Recife tem aproximadamente 1,5 milhão.
Conforme divulgado nesta quarta-feira (29) pela coluna Painel, da Folha de S. Paulo, a reforma administrativa feita por João Campos criou mais 423 cargos comissionados, fazendo com que o total de espaços destinados às indicações políticas saltasse para 3.555. No governo estadual, a quantidade de cargos comissionados é de 3.378.

Em seu segundo mandato na prefeitura de Recife, João Campos vem nomeando vários políticos na gestão da capital, inclusive muitos do interior do estado. São ex-vereadores, ex-prefeitos e políticos que foram candidatos e perderam as eleições em 2024.
A expectativa é que João Campos renuncie à prefeitura de Recife em abril do ano que vem para disputar o Governo do Estado. Ele deverá ter como principal adversária a atual governadora Raquel Lyra (PSDB).