Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

B. Sá diz que dinheiro de empréstimos é para “obras politiqueiras”

Parlamentar de oposição afirma que gestão estadual pega bilhões emprestados para obras pouco expressivas e de cunho político.

O deputado estadual B. Sá (Progressistas) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí nesta segunda-feira (28) para criticar os novos pedidos de autorização de empréstimos enviados pelo governador Rafael Fonteles (PT). Na semana passada, o petista enviou à Alepi dois pedidos de empréstimos que, juntos, somam R$ 5,2 bilhões.

Deputado B. Sá (Reprodução/TV Alepi)

De acordo com B. Sá, líder da oposição na Assembleia, falta transparência na aplicação dos recursos e, em muitos casos, avalia ele, o dinheiro é usado para investimentos que não dão retorno expressivo para a população, como o excesso de pequenas obras de calçamento e recuperações de estradas vicinais. O deputado disse que não é contra a chegada de recursos, mas classificou a maioria das ações dos empréstimos como “obras politiqueiras”.

“O que a gente tem visto é que a maioria dos recursos desses investimentos são para fazer obras politiqueiras. É só isso. É estrada vicinal, é calçamento. Com certeza os deputados já se depararam com essa situação: você está em uma estrada vicinal no meio do mundo e, de repente, você vê cinco casas e lá está um calçamento. Aí é que eu faço o questionamento: qual o critério para esses investimentos?”, questionou.

B. Sá afirmou que as operações de crédito contratadas pelo Governo do Estado nos últimos anos já dariam para ter feito cinco transposições do Rio São Francisco para as nascentes dos rios Canindé e Piauí, ação que, no entendimento dele, resolveria de forma efetiva a problemática de abastecimento em grande parte do semiárido piauiense.

Governista defende
O deputado estadual Hélio Isaías (PT), líder do governo na Assembleia, saiu em defesa da gestão estadual. Embora tenha reconhecido a atuação de B. Sá em insistir na cobrança por melhor infraestrutura hídrica no semiárido do Piauí, Hélio disse que o governo vai detalhar as obras que serão feitas com os recursos dos empréstimos e dar transparência ao uso do dinheiro.

Mais de Geral