Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

Construída na década de 90, barragem Pedra Redonda foi projetada ainda nos anos 50

Manancial foi feito pelo Dnocs e fica no município de Conceição de Canindé, no semiárido piauiense.

Barragem Pedra Redonda (Foto: Cidades na Net)

A barragem Pedra Redonda, no município de Conceição do Canindé, é a 7ª maior do estado do Piauí. Oficialmente chamada de "barragem Joaquim Mendes de Oliveira", o manancial barra o rio Canindé, um dos principais afluentes do Rio Parnaíba, e tem capacidade para acumular 216 milhões m³. Foi construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e concluído no começo de 1999.

A barragem Pedra Redonda fica localizada a cerca de 20 km da sede do município. Com altura máxima de 50,7 metros, tem como finalidades a perenização do rio Canindé, o abastecimento das populações ao longo do seu vale e a irrigação das áreas potencialmente agrícolas situadas próximo ao barramento.

Dos estudos à construção: uma saga que levou anos

Construção da barragem (Foto: Dnocs)

Os estudos relativos à barragem se iniciaram nos idos dos anos 50, quando o Dnocs realizou a geotecnia preliminar através de poços de inspeção e levantamentos topográficos. Esses estudos iniciais possibilitaram uma primeira identificação do boqueirão onde seria feito o paredão da barragem. 

Durante muitos anos, o projeto ficou suspenso e só foi retomado em 1989. Naquele ano, um contrato firmado entre o Dnocs e a empresa Serviços Integrados de Assessoria e Consultoria Ltda (SIRAC) viabilizou a realização de novos estudos hidrológicos, geológicos, geotécnicos e topográficos e a elaboração do projeto executivo.

Obras mobilizaram muitos trabalhadores ao longo da década de 1990 (Foto: Dnocs)

O Dnocs, com sua expertise em obras contra as secas, liderou a construção ao longo dos anos 90. Engenheiros, geólogos e operários trabalharam diante da complexidade do terreno. As escavações estratégicas revelaram a destreza técnica necessária para moldar o concreto que deu vida à barragem. A empresa COESA tocou as obras por meio de um convênio do Dnocs com o Governo do Piauí, com fiscalização da antiga Companhia de Desenvolvimento do Piauí (COMDEPI).

Em janeiro de 1999, as primeiras águas chegaram à barragem. Além do seu importante papel na segurança hídrica, Pedra Redonda virou uma promessa de desenvolvimento. Gerou empregos durante a construção e deu a agricultores locais a oportunidade de trabalhar com abundância de água, além da possiblidade de irrigação e outras situações.

Barragem Pedra Redonda já com as primeiras águas (Foto: Dnocs)

O município de Conceição do Canindé, onde fica a barragem, está localizado no semiárido piauiense, a 429 km de Teresina.

Mais de Geral