Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp
Gustavo Almeida

Coordenadoria dos Territórios: a pasta para acordos políticos e eleitorais

Órgão é marcado por mudanças de comando, todas provocadas por acordos políticos de ocasião.

 Acordos políticos marcam coordenadoria estadual (Montagem/DitoIsto)

Se tem um órgão no Governo do Piauí que tem sido conveniente para acordos políticos e eleitorais, este se chama Coordenadoria Estadual de Desenvolvimento dos Territórios (CDTER). Criada pelo governador Rafael Fonteles (PT) assim que assumiu a gestão estadual em janeiro de 2023, a pasta já vai para seu terceiro dirigente, todos colocados em circunstâncias derivadas de acordos eleitorais de ocasião.

O primeiro coordenador foi o advogado Douglas Lima, então vice-prefeito do município de Cocal, no Norte do Piauí. Douglas era indicado pelo deputado estadual Rubens Vieira (PT). Contudo, o vice-prefeito só ficou um ano no comando da coordenadoria.

Em fevereiro de 2024, uma manobra política visando a disputa pela prefeitura de Cocal levou à primeira mudança no comando da CDTER. Para entender: com a reeleição do então prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, vista como muito difícil, Rubens Vieira e o governador o convenceram a renunciar à prefeitura para que o vice Douglas Lima assumisse o Executivo e disputasse a reeleição. Assim, Douglas deixou a CDTER para ser prefeito e candidato.

Como consolo para o obediente Nonatinho do Sindicato, que aceitou renunciar ao cargo de prefeito e abrir mão da reeleição, foi dado a ele o comando da gloriosa Coordenadoria de Desenvolvimento dos Territórios. Foi uma troca: Douglas deixou de ser coordenador para ser prefeito e Nonatinho deixou de ser prefeito para ser coordenador. No final, a manobra política deu errada. Douglas Lima foi derrotado na eleição para prefeito de Cocal.

Agora, menos de um ano depois, Nonatinho do Sindicato foi sacado do comando da coordenadoria. A nova mudança visa atender a um novo interesse político, este bem familiar do governador Rafael Fonteles (PT). Explicando: na eleição em Teresina, o candidato a vereador Inácio Carvalho (PT), tio da primeira-dama Isabel Fonteles, ficou na primeira suplência. A esposa de Rafael participou de atos de campanha em favor do tio.

Agora, para que Inácio pudesse assumir o mandato na Câmara Municipal de Tereisna na condição de suplente em exercício, Rafael Fonteles chamou o vereador Gustavo de Carvalho, do PT, para assumir o quê? a famosa Coordenadoria de Desenvolvimento dos Territórios. Ele assumiu a pasta nesta quinta-feira (9) e Inácio foi empossado no mandato de vereador na Câmara.

A maioria dos piauienses não sabe nada sobre a atuação da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Territórios, mas, ao menos para acordos políticos, ela tem sido muito útil.

 

Mais de Gustavo Almeida