A reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Nadir Nogueira, afirma que o orçamento destinado à instituição vem sendo reduzido anualmente desde 2015. Nesse período, quatro presidentes da República governaram o país, contando com o atual.

A redução a que se refere a reitora é o achatamento do orçamento em relação às despesas da universidade. Com incrementos considerados pequenos ao longo de uma década, o orçamento da instituição foi ficando cada vez mais apertado ano após ano.
De acordo com Nadir, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) empreende atualmente esforços para que haja a recomposição do orçamento das instituições federais.
“É um orçamento realmente reduzido, que vem sendo reduzido desde 2015 e nós estamos, de forma criativa e inovadora, buscando superar e atender as demandas da universidade. Reduziu muito nesses 10 anos e agravou com a pandemia. Sem sombra de dúvidas, teve um impacto muito grande após a pandemia. E agora nós estamos tentando retomar e recuperar esse orçamento. É uma pauta da Andifes a recomposição desse orçamento, mesmo que ele seja escalonado, para que a gente possa manter as atividades de ensino, pesquisa, extensão, internacionalização e inclusão”, falou Nadir.
Segundo ela, o orçamento da UFPI em 2024 foi de R$ 124 milhões e a previsão para 2025 é de R$ 132 milhões, incremento que ela considera muito pequeno diante do aumento dos custos e dos preços dos insumos nos últimos anos. Ainda conforme a reitora, cerca de 85% do orçamento da UFPI é destinado ao pagamento de pessoal, restando margem muito apertada para investimentos em pesquisa, ensino e extensão.
Apesar das dificuldades, Nadir mencionou que a bancada federal do Piauí tem se comprometido em reforçar o orçamento da universidade com a destinação de emendas que possibilitem à instituição fazer novos projetos e investimentos.
“A nossa bancada, é bom que se diga, tem sido extremamente receptiva e acolhedora com as demandas da universidade”, destacou a reitora.
Veja a fala de Nadir Nogueira: