Um encontro para tratar de projetos para o Piauí. Essa é a justificativa que todos dão nas publicações em suas redes sociais e quando são perguntados sobre o tema das reuniões. Não se duvida que questões administrativas estejam na pauta de encontros entre políticos (e é bom que assim seja), contudo, quase sempre há outras intenções por trás de tudo.
.jpg)
Nesta quarta-feira (19), o vice-governador do Piauí Themístocles Filho (MDB) se reuniu com o senador Ciro Nogueira (PP), líder da oposição no estado. O encontro foi no gabinete do senador em Brasília. Junto com Themístocles estavam a esposa, prefeita de Esperantina Ivanária Sampaio, e os filhos Marcos Aurélio e Felipe Sampaio, deputados federal e estadual, respectivamente.
O encontro é um claro movimento estratégico com vistas a 2026. Um movimento para o vice-governador mandar seu recado ao governador Rafael Fonteles (PT), que, até as pedras sabem, não tem planos de repetir o vice em sua tentativa de reeleição. Sem os holofotes de outrora e sabendo do que lhe espera, Themístocles resolveu ir até Ciro e levou com ele todo o seu clã político/familiar.
Não é que eles tenham tratado de aliança política ou coisa semelhante, mas o ato de ir ao encontro deve, sim, ser interpretado como um movimento.
O vice-governador teve mais de dois anos para se reunir com Ciro e discutir projetos e assuntos de interesse do Piauí, mas só foi agora, em março de 2025. O Piauí é um estado pobre, cheio de problemas, carências e necessidades. Não só agora haveria necessidade de dois líderes da envergadura de Ciro e Themístocles se encontrarem para pautas de interesse do estado.
O vice-governador não teve nenhum projeto para tratar com Ciro nos anos de 2023 e 2024? A sua esposa prefeita de Esperantina só teve assunto de gestão para tratar com Ciro agora?
Influente em nível estadual e federal, o senador Ciro Nogueira tem feito a alegria de aliados de Rafael Fonteles que querem mostrar que o petista é governador, mas não é rei. A própria disputa pelas vagas de senador é um exemplo: quando não dizem que vão votar em Ciro, aliados do Karnak fazem questão de plantar a dúvida ao apontar a possibilidade de apoiar a reeleição do senador, tido, até aqui, como franco favorito para conquistar uma das cadeiras do Piauí.
Pragmático, sem se deixar ser usado, Ciro vai ampliando sua força entre governistas e oposicionistas. Daqui para 2026 ainda vamos assistir a muita coisa. Pelo andar da carruagem, iremos ver muita gente que não visitou o senador nos últimos dois ou três anos indo até ele tratar de “recursos e projetos para o Piauí”.
Aguardem e vejam.