Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (31) mostra que Ciro Nogueira lidera as intenções de voto para senador no Piauí em todos os cenários. A disputa pela segunda vaga está entre Marcelo Castro (MDB) e Júlio César (PSD), porém, a situação de Júlio é mais delicada.
Conforme os números gerais, Ciro lidera com 54,6% das intenções de voto. Marcelo Castro aparece em segundo lugar com 46,3% e Júlio César fica em terceiro com 37,4%. Esses percentuais são a soma das menções nos cenários de 1ª e 2ª opção de voto.
Com esse resultado, se a eleição fosse hoje, Ciro Nogueira e Marcelo Castro estariam reeleitos para o Senado. Júlio César perderia.
Cenário de 1º e 2º voto
Como são duas vagas, o Paraná Pesquisas perguntou ao eleitor sobre as opções de primeiro e segundo voto para o Senado. Nesse cenário, Ciro Nogueira é a opção de primeiro voto para 40,1% e de segundo voto para 14,5%.
Marcelo Castro seria opção de primeiro voto para 26,8% e de segundo voto para 19,5%. Já o deputado Júlio César seria opção de primeiro voto para apenas 14,4% dos entrevistados e de segundo voto para 23%. Júlio até lidera na opção de segundo voto, mas na soma das intenções dos dois cenários ele perde para Marcelo.
Cenário espontâneo
O Paraná Pesquisas também fez a pergunta para que o eleitor respondesse espontaneamente em quem votaria para senador se a eleição fosse hoje, sem citar nomes e sem mencionar o contexto de 1º e 2º voto. Nesse cenário, Ciro Nogueira lidera com 4,7% e Marcelo surge em segundo com 2,4%.
Em terceiro aparece Wellington Dias com 1,5% e em quarto Rafael Fonteles com 1%. Joel Rodrigues e Júlio César aparecem empatados com 0,9%, dividindo a quinta colocação. Importante ressaltar que nesse cenário espontâneo 81,6% dos entrevistados disseram não saber ou não responderam.
Ficha técnica
O Paraná Pesquisas ouviu 1.282 eleitores em 47 municípios do Piauí entre os dias 20 e 23 de janeiro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 2,8 pontos percentuais para os resultados gerais.