O deputado federal Flávio Nogueira (PT) usou as redes sociais nesta quarta-feira (22) para criticar o que ele classifica de subserviência de alguns líderes brasileiros ao recém-empossado presidente americano Donald Trump. Nogueira mencionou que Trump, logo após tomar posse, menosprezou os brasileiros ao falar que os Estados Unidos não precisam do Brasil.
“Após a cerimônia de posse, o presidente americano Donald Trump deu uma declaração menosprezando o Brasil e a América Latina. Com arrogância, disse que eles não precisam de nós. Não é de hoje que os Estados Unidos adotam postura arrogante em relação ao Brasil, interferindo nos destinos do nosso país, ao mesmo tempo em que líderes nacionais demonstram subserviência aos americanos”, criticou o deputado.
Flávio Nogueira citou que alguns políticos brasileiros viajaram para os EUA “doidos para assistir à posse de Trump”. Embora não tenha apontado nomes, ele se refere a figuras como a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro e alguns outros parlamentares do Brasil que foram para o evento na capital Whashington.
“Isso toca a todos nós brasileiros porque ele [Trump] nos coloca muito inferiores. Diante da recente declaração do presidente americano, faço um questionamento: se o Trump não quer nem saber do Brasil e dos brasileiros, por que tanta subserviência a um país que não está nem aí para nós?”, indagou.
Não é de hoje
Ao criticar o comportamento de alguns líderes em relação a Trump, Flávio Nogueira lembrou que a subserviência de políticos do Brasil em relação a governos norte-americanos não é algo novo. Ele cita um episódio marcante da época do Golpe Militar de 1964.
“O golpe militar de 1964, por exemplo, foi executado com apoio do governo americano. E entrou para a história uma foto do então deputado federal Otávio Mangabeira beijando a mão do ex-presidente americano Dwight Eisenhower, em uma cena que ilustra a nossa subserviência.”, contextualizou o deputado.
Veja a publicação do deputado: