O vereador e presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel, passou a defender que seu partido, o PDT, pleiteie um espaço na chapa majoritária do governador Rafael Fonteles (PT) em 2026. O espaço mencionado é uma das duas vagas de senador.
O PDT elegeu sete prefeitos em 2024 no Piauí e três vereadores em Teresina. Na avaliação de Enzo, a população quer senadores que dialoguem e estejam mais próximos do povo.
“Nós fazemos parte da base aliada do governador Rafael, elegemos três vereadores na capital e aumentamos nos municípios. É um partido que tem vida orgânica e consegue dialogar com a sociedade. O PDT vai pleitear essa vaga. No cenário nacional você percebe que cada vez mais vai havendo renovação dentro do Senado, porque a população requer um senador que dialogue com o povo. Senador não pode ser uma figura distante do povo.”, falou o parlamentar municipal.
Questionado se o nome do partido para uma eventual disputa ao Senado em 2026 pode ser o dele, Enzo afirmou que sim. “Nós vamos discutir internamente dentro do próprio PDT. Se entenderem que o meu nome é o melhor para a disputa, a gente disputará com maior prazer colocando nosso nome à disposição.”, afirmou.
De olho na Alepi
Embora venha defendendo que o PDT dispute espaço na chapa majoritária do governador Rafael Fonteles, Enzo Samuel está focado mesmo é em viabilizar uma candidatura a deputado estadual nas eleições de 2026. O atual presidente da Câmara já vem trabalhando há algum tempo para concorrer à uma vaga na Assembleia Legislativa.
Em seu terceiro mandato como vereador de Teresina, Enzo quer agora dar voos mais altos na política. Tão logo acabou a eleição municipal em que foi reeleito com 7.944 votos, o parlamentar passou a mirar o pleito de 2026 e a disputa de deputado estadual.