O instituto Paraná Pesquisas divulgou no sábado (18) levantamento que aponta que a maioria dos brasileiros acha que os preços nos supermercados subiram no governo Lula (PT). Conforme a pesquisa, 65,7% dos entrevistados avaliam que os produtos ficaram mais caros desde que o atual presidente tomou posse em janeiro de 2023.
Para 20,6%, os preços “ficaram como estavam”, não percebendo diferença em relação ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Enquanto isso, apenas 11,6% avaliaram que os preços dos produtos nos supermercados caíram ao longo da gestão de Lula. Outros 2,1% não souberam responder ou não opinaram.
No levantamento, o Paraná Pesquisas fez a seguinte pergunta: “Pelo que o(a) Sr(a) sabe ou pôde perceber, depois que o presidente Lula voltou a Governar o Brasil os preços dos produtos no supermercado aumentaram, diminuíram ou ficaram como estavam?”. Foram entrevistados 2.018 eleitores em 164 municípios, entre 7 e 10 de janeiro de 2025. O grau de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2,2 pontos, para mais ou para menos.
O Paraná Pesquisas também perguntou se a situação financeira dos entrevistados e de suas famílias ficou melhor, pior ou igual depois que Lula assumiu.
A soma dos que acham que a própria situação financeira piorou ou ficou igual alcançou incríveis 74,7% (33,2% piorou e 41,5% ficou igual). Somente 23,9% acham que o lado financeiro melhorou com Lula. Outros 1,4% não souberam responder ou não opinaram.