
O Partido Liberal (PL) pretende lançar o ex-deputado federal José Maia Filho, o Mainha, como candidato a governador do Piauí nas eleições de 2026. Mainha assumiu a vice-presidência do partido na semana passada e, conforme apurado por DitoIsto, a previsão é que o anúncio da pré-candidatura dele ao Governo ocorra nos próximos dias.
A estratégia é que o ex-deputado seja o candidato bolsonarista. Por outro lado, a oposição tradicional, liderada pelo senador Ciro Nogueira (Progressistas), também terá um candidato para enfrentar o governador Rafael Fonteles (PT), mas com um discurso moderado e sem vinculação da campanha estadual à figura de Bolsonaro.
Assim como o coronel Diego Melo foi o bolsonarista candidato a governador pelo PL em 2022, Mainha deverá ser em 2026. Apoiador do PT nas eleições de 2022, Mainha rompeu com o governo de Rafael Fonteles e, nos últimos meses, moldou seu discurso à direita. Ele, inclusive, participou de uma manifestação em defesa da anistia aos presos do 8 de janeiro no mês passado.

A definição da estratégia do PL para 2026 no Piauí ganhou força desde que o empresário Tiago Junqueira assumiu a presidência estadual do partido. Junqueira é do ramo do agronegócio e teve o aval do ex-presidente Bolsonaro para comandar o PL no Piauí.