A empresa Azul Linhas Aéreas decidiu suspender voos em nove bases de quatro estados do Nordeste, entre eles o Piauí. Na relação de voos que serão suspensos pela companhia estão os deslocamentos para as cidades de São Raimundo Nonato e Parnaíba. A informação foi publicada na manhã desta quinta-feira (9) pelo Diário do Nordeste e confirmada ao Dito Isto pela Azul.
A suspensão é um revés para a aviação regional e sub-regional nos estados nordestinos. Foram suspensos voos próprios da Azul e também da subsidiária Azul Conecta.
No Piauí, os voos de Parnaíba, no litoral do estado, serão descontinuados. Também serão suspensos os voos entre São Raimundo Nonato e Recife, feitos pela Azul desde dezembro de 2022.
Conforme nota da Azul enviada ao Dito Isto, a suspensão das duas rotas ocorrerá a partir do dia 10 de março. A companhia atribui a decisão à uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda.
A Azul informou ainda que os clientes impactados vão receber a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A notícia vem um dia depois da Esaero, empresa que administra o Aeroporto Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, informar ao Dito Isto que a quantidade de embarques e desembarques no terminal aumentou 36% em 2024 na comparação com 2023.
As operações comerciais de Recife para São Raimundo Nonato vinham sendo realizadas com um ATR-72 da Azul. As ocupações dos voos não eram ruins, mas não chegavam a atingir 70%, na média, valor menor que a média da aviação comercial nacional.
Dificuldades
A companhia aérea não terá espaço para operações deficitárias frente à necessidade de rentabilizar sua operação nacional. No início de 2024, a cenário da aviação regional no Nordeste estava bastante positivo, mas, nesse começo de 2025, a realidade já é muito diferente.
Além do Piauí, a suspensão atinge voos nos estados do Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte.