Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

Petista derrotado e ex-prefeita ganham cargos no Governo do Piauí

Desde janeiro, governador Rafael Fonteles tem feito sequência de nomeações de políticos do interior que ficaram sem mandato.

O governador Rafael Fonteles (PT) segue com a sequência de distribuição de cargos comissionados para aliados políticos que perderam as eleições e/ou ficaram sem poder em seus municípios. A edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (2) trouxe a nomeação de ao menos dois políticos do interior.

Fanuel e Rafael (Reprodução/Instagram)

Um deles é Fanuel Adauto de Alencar Andrade, candidato derrotado na eleição para prefeito do município de Pio IX, a 430 km de Teresina. Filiado ao PT, Fanuel disputou a eleição com o prefeito Silas Noronha (PSD), que foi reeleito com 63,99% dos votos, ante apenas 36,01% do petista.

Agora, Fanuel terá um cargo de diretor, nível DAS-4, na Secretaria de Turismo do Piauí (Setur). A remuneração que ele vai receber está na casa dos R$ 10 mil.

A Secretaria de Turismo passou a ser comandada nesta semana pelo advogado Daniel Oliveira, sobrinho do deputado estadual Dr. Hélio (MDB), a quem Fanuel é ligado politicamente.

Fanuel é ligado a Daniel Oliveira e Dr. Hélio (Reprodução/Instagram)

Ex-prefeita nomeada

Quem também foi ajeitada em um cargo na gestão estadual foi a ex-prefeita do município de Murici dos Portelas, Auridea Santos. Ela foi nomeada no cargo de assistente de serviços I, DAS-1, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, pasta comandada pela deputada estadual licenciada Janaínna Marques (PT), com quem Auridea tem ligação política.

Auridea Santos e Rafael Fonteles (Reprodução/Instagram)

Nas eleições de 2024, Auridea chegou a fazer campanha como candidata a prefeita de Murici dos Portelas até o final de agosto, mas retirou a candidatura devido a problemas com a Justiça Eleitoral. Sem poder voltar à prefeitura, ela apoiou o candidato a prefeito Da Chaga (PRD), que perdeu a eleição.

Conforme o Portal da Transparência do Governo do Piauí, comissionados no cargo de assistente de serviços I ganham em torno de R$ 3 mil, podendo, em alguns casos, ser mais.

Mais de Política