Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

Evaldo diz que Georgiano Neto já deveria ter perdido o mandato

OUTRO LADO: procurado pelo DitoIsto, Georgiano afirmou que não vai comentar declarações do colega.

Evaldo Gomes fez dura crítica a Georgiano Neto (Fotos: Regis Falcão/Thiago Amaral/Alepi)

O deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade), vice-líder do governador Rafael Fonteles na Assembleia Legislativa do Piauí, subiu o tom contra o deputado estadual Georgiano Neto (MDB) nesta quarta-feira (2). De acordo com Evaldo, se o regimento da Assembleia fosse respeitado, o colega de parlamento já deveria ter perdido o mandato por ser o que mais falta às sessões deliberativas da casa.

A declaração de Evaldo se deu após o deputado B. Sá (Progressistas) levantar a questão das faltas nas sessões e cobrar respeito ao regimento interno da Assembleia. Em seguida, Evaldo pediu a palavra e apontou que o deputado faltoso é Georgiano Neto.

“O deputado B. Sá fez uma observação pertinente. Se fosse seguir o regimento da casa, ele já teria inclusive perdido o mandato. E aqui é muito claro: quem não comparece à essa casa é o deputado Georgiano Neto. Ele tem todo o direito de fazer política, como todos nós temos, mas ele tem que fazer o dever de casa dele, que é comparecer a essa casa e participar do plenário. Ele não é obrigado a apresentar projetos de lei ou requerimentos, mas a obrigação dele é a presença. O que o deputado B. Sá acabou de ler deixa nítido, bem claro e lógico que é o deputado Georgiano. Se formos levar ao pé da letra, o deputado não estaria mais aqui pela quantidade de faltas e ausências nesta casa”, disparou Evaldo.

O que diz Georgiano

Procurado pelo DitoIsto, o deputado estadual Georgiano Neto afirmou que não vai comentar as declarações do colega.

Cobrança de B. Sá

Deputado B. Sá (Foto: Régis Falcão/Alepi)

Em nome da liderança do bloco de partidos composto por Republicanos e Progressistas, o deputado estadual B. Sá cobrou da presidência da Assembleia Legislativa o cumprimento do regimento, que exige a presença de parlamentares nas sessões

B. Sá mencionou que o regimento interno da Alepi prevê perda temporária de mandato por quebra de decoro para deputados que faltarem às sessões sem motivo justificado de forma insistente. Segundo ele, há caso de parlamentar que faltou a várias sessões consecutivas.

Governistas apoiaram

Além de Evaldo Gomes, outros deputados apoiaram a cobrança feita por B. Sá. O petista Franzé Silva afirmou que as faltas atingem a imagem da Assembleia.

“Isso chega lá na ponta, junto ao eleitorado, de uma forma que coloca o Poder Legislativo em xeque,” falou Franzé.

O deputado Gil Carlos (PT) também apoiou as queixas dos colegas e pediu que a Assembleia comece a publicar periodicamente a frequência dos deputados para fins de “controle social”.

Veja a fala de Evaldo Gomes:

Mais de Política