
O ex-deputado federal Antônio José Medeiros, um dos quadros históricos do PT no Piauí, fez um alerta aos correligionários que fazem campanha contra a proposta de anistia dos presos do 8 de janeiro. Em sessão solene pelos 40 anos da redemocratização, nesta segunda-feira (31) na Assembleia do Piauí, Medeiros disse que a anistia é um instrumento democrático e recomendou que é preciso ter cuidado com as expressões usadas para se opor ao PL da anistia.
O petista disse que tem visto muitos companheiros dizerem “anistia nunca mais”. Segundo ele, não se deve falar isso, pois lá na frente eles próprios poderão precisar de anistia. O ex-deputado explicou que a anistia faz parte da democracia e que a oposição a ela deve limitar apenas ao caso do momento que envolve bolsonaristas.
“Eu só queria terminar pedindo um cuidado: não vamos usar a expressão ‘anistia nunca mais’. Isso a gente disse para a ditadura. Nós não podemos dizer anistia nunca mais, porque pode ser que daqui a 40 anos nós estejamos precisando de anistia. Anistia é um instrumento democrático. Então, vamos ter essa sensibilidade de dizer ‘sem anistia agora, sem anistia para os golpistas’. Para eles não tem anistia, mas talvez chegue um dia em que os democratas precisem de anistia”, recomendou.
A sessão solene pelos 40 anos da redemocratização do Brasil foi proposta pelo deputado estadual Francisco Limma (PT), que usou um boné com a frase “sem anistia”.
Veja a fala de Antônio José Medeiros: