
Durante sessão solene pelos 40 anos da redemocratização do Brasil na Assembleia Legislativa do Piauí nesta segunda-feira (31), chamou atenção o discurso da professora Valéria Silva, convidada para compor a mesa de honra da solenidade. A professora chamou a sociedade brasileira de “injusta e violenta”, classificou a imprensa e as elites de “golpistas e oportunistas” e acusou religiões de serem “caça-níqueis” e “ninhos de lideranças da pior espécie”.
Aplaudida por militantes de esquerda que assistiam a sessão solene nas galerias da Assembleia, Valéria Silva também criticou as polícias brasileiras, afirmando que são instituições de "tradição truculenta" e orientadas por princípios golpistas.
“A sociedade brasileira é conservadora, injusta, violenta e militarizada na sua maioria. As elites econômicas e políticas são oportunistas, conservadoras e golpistas, vide a história do nosso país. A instituição militar é de tradição truculenta, orientada pelos princípios dominantes e golpistas. A imprensa corporativa é golpista. E temos o incremento hoje das religiões caça-níqueis transformadas em ninho de lideranças da pior espécie”, falou.
A sessão solene pelos 40 anos redemocratização do Brasil foi proposta pelo deputado estadual Francisco Limma (PT), que usou um boné com a frase “sem anistia” ao longo de toda a solenidade.
Assista à fala de Valéria Silva: