O governador Rafael Fonteles (PT) cumpriu extensa agenda no último sábado (22) em Valença do Piauí e municípios da região. Em Valença, ele inaugurou a recuperação da rodovia PI-120, que liga a cidade ao município vizinho de Pimenteiras.

Chamou atenção durante a agenda o entrosamento do governador com o prefeito Marcelo Costa (Progressistas). O gestor municipal foi protagonista de um dos episódios mais esquisitos da eleição de 2022, quando Rafael disputava o governo do estado com Silvio Mendes (União Brasil).
Aliado do senador Ciro Nogueira, Marcelo Costa era apoiador da candidatura de Silvio, contudo, no dia 30 de junho daquele ano, surpreendeu o grupo de Ciro e Silvio ao gravar um vídeo ao lado do deputado Georgiano Neto e de Rafael Fonteles anunciando sua adesão ao candidato petista.
Na mesma gravação, ele também anunciou que deixaria o Progressistas e se filiaria ao PSD no dia seguinte. Alegava ter sido desvalorizado, traído.

Porém, em menos de 24 horas o gestor voltou atrás e apareceu em outro vídeo “revogando” o anúncio de apoio a Rafael e informando que iria ficar mesmo com a oposição, seguindo com Silvio Mendes. Ele também voltou atrás na decisão de se filiar ao PSD, cuja solenidade já tinha sido marcada para ocorrer dali a poucas horas.
Na época, o que se soube nos bastidores é que Rafael Fonteles ficou furioso com a atitude de Marcelo Costa. Nas eleições municipais de 2024, quando Marcelo disputou a reeleição para prefeito de Valença, Rafael fez campanha para o adversário dele na cidade, que acabou derrotado.

Agora, passados quase 3 anos daquele fatídico episódio, Marcelo Costa sinaliza tendência de alinhamento com o petista para a eleição de 2026. Durante a agenda com o governador no sábado, o prefeito deu até uma cesta de presentes para Rafael.
Depois de dar balão, ele agora dá presente. Só não se sabe até quando.