
Hoje conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), a ex-deputada estadual Flora Izabel detém uma marca na história política do Piauí: é a mulher que mais teve mandatos de deputada no estado. Foram cinco na Assembleia Legislativa do Piauí, sendo quatro como titular e um como suplente em exercício.
Flora se elegeu deputada estadual pela primeira vez em 2002, sendo a segunda mulher deputada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no Piauí. A primeira foi Francisca Trindade, eleita em 1998.

Nas eleições de 2006, Flora foi reeleita para o segundo mandato. Em 2010 tentou se reeleger, mas ficou na suplência. Contudo, acabou sendo convocada a assumir no decorrer da legislatura na condição de suplente em exercício, devido à ida de titulares para a gestão do então governador Wilson Martins.
Nas eleições de 2014, Flora voltou a vencer uma eleição e conquistou mais um mandato na Assembleia Legislativa. Em 2018, foi reeleita novamente e chegou ao quinto mandato de deputada estadual. Ao todo, foram quase duas décadas na Alepi.
Em setembro de 2021, antes de finalizar o quinto mandato, ela renunciou para tomar posse como conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), deixando a carreira política e se desfiliando do PT, ao qual era filiada há 40 anos.
Vale lembrar que antes dos cinco mandatos na Assembleia, Flora foi vereadora de Teresina duas vezes, eleita nos pleitos de 1996 e 2000.
Outras têm três
Depois de Flora Izabel, as mulheres com mais mandatos de deputada no Piauí são Janaínna Marques e Ana Paula (três vezes deputadas estaduais), Iracema Portella (três vezes deputada federal) e Rejane Dias (uma vez estadual e duas vezes federal).
Rejane Dias foi eleita deputada federal três vezes, mas não chegou a tomar posse do terceiro mandato, pois foi nomeada pelo governador Rafael Fonteles (PT) para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) antes de assumir.
Leia também:
Em quase 200 anos, só 17 mulheres foram eleitas deputadas estaduais no Piauí
Piauí só teve seis deputadas federais em toda a história