
O vereador de Teresina Petrus Evelyn (Progressistas) criticou a postura da deputada estadual Gracinha Mão Santa, sua colega de partido. Em entrevista ao Dito Isto nesta quarta-feira (12), Petrus falou que desde quando Gracinha começou cumprir agendas no Palácio de Karnak, ela amenizou o discurso crítico que tinha contra o governo de Rafael Fonteles (PT).
“A Gracinha, desde que ela visitou o Palácio de Karnak, fez fotos com o Chico Lucas e está constantemente visitando, eu acho que ela deixou de ser oposição. Você pode ver que ela não critica mais o Governo do Estado, ela critica apenas o PT, da maneira mais genérica possível. A Gracinha, na minha opinião, não é mais oposição”, afirmou.
A declaração do vereador se deu após ser questionado sobre a presença de Gracinha no lançamento do programa Orçamento Participativo Digital do Piauí (OPA), realizado na última segunda-feira (10) no Palácio de Karnak. Além de Gracinha, estava no evento o prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel (Progressistas), aliado da deputada estadual.
Críticas ao OPA em 2024
Durante as eleições municipais de 2024, lideranças de oposição ao Governo criticaram bastante o que consideraram ser uso eleitoreiro do OPA para beneficiar candidatos apoiados pelo governador Rafael Fonteles, inclusive em Parnaíba, onde o grupo de Gracinha derrotou o candidato governista Dr. Hélio (MDB).
O OPA lançado na segunda-feira contempla as cidades de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano. Neste ano de 2025 serão votadas obras indicadas pelas comunidades participantes. A execução dessas obras será em 2026, o ano eleitoral.
Veja a fala de Petrus: