Parte da bancada de deputados estaduais de oposição no Piauí se reuniu na manhã desta quarta-feira (12) com os vereadores do Progressistas e do Republicanos na Câmara Municipal de Teresina. A intenção é alinhar a atuação dos oposicionistas do governo do PT nas duas casas legislativas, com foco nas eleições de 2026.

O encontro foi motivado após críticas de vereadores de que a Câmara Municipal de Teresina assumiu o protagonismo da oposição ao governador Rafael Fonteles (PT) diante da atuação modesta dos deputados estaduais oposicionistas na Assembleia.
“O objetivo é unificar o discurso, alinhar o posicionamento de Assembleia e de Câmara. Nós sabemos o papel importante que tem os vereadores de Teresina e os deputados na Assembleia nessa construção de um projeto importante para o Piauí e para os piauienses. E precisa ter essa unidade. Mais do que isso: estamos trabalhando a construção de chapas proporcionais para a Assembleia e para a Câmara Federal”, explicou Joel Rodrigues, presidente do Progressistas no Piauí.
Além de Joel, participaram da reunião os vereadores do Progressistas Pedro Alcântara, Petrus Evelyn e Samantha Cavalca, e a vereadora Ana Fidelis (Republicanos). Também estavam os deputados estaduais B. Sá (PP), Gustavo Neiva (PP) e Gessivaldo Isaías (Republicanos).

Sobre as críticas de vereadores à postura dos deputados, Joel disse que é preciso compreender que cada político tem seu perfil. Mesmo assim, falou que a reunião serviu exatamente para ajustar essas diferenças e alinhar o posicionamento.
“Nós temos que compreender que cada parlamentar tem seu perfil, tem seu jeito de fazer oposição e naturalmente há um pleito, tanto de um lado quanto de outro, por esse alinhamento. Mas o importante é essa conclusão, ter um alinhamento, ter uma posição firme e mostrar com clareza, tanto aqui na Câmara como na Assembleia”, comentou Joel.
Recado foi ouvido

A vereadora Samantha Cavalca (PP), que vinha fazendo críticas à atuação dos deputados, afirmou que nunca houve crise entre as bancadas. Porém, ela destaca que suas cobranças aos parlamentares surtiram efeito, tanto que a reunião foi fruto dessa insatisfação.
“Não acredito que houve uma crise. Houve divergência de opinião. Eu falei há um tempinho atrás que estava precisando ver a atuação da bancada da oposição na Assembleia Legislativa. E que bom que a bancada ouviu o que eu disse, pois só depois dessa minha fala é que foi possível esse encontro que ocorreu aqui hoje. Eu quero agradecer a humildade deles. Eles entenderam que nós precisamos estar unidos, não pela Câmara ou pela Assembleia, mas pelo povo do Piauí”, falou.
Leia também:
OPINIÃO: Não se faz mais oposição como antigamente