Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

Jornalistas do Piauí se queixam de ‘exclusivas’ de Chico Lucas para o Fantástico

Ao Dito Isto, secretário negou privilégio para a imprensa nacional e disse que jornalistas piauienses não conseguiram explorar material fornecido.

Alguns jornalistas piauienses demonstraram insatisfação com a Secretaria de Segurança Pública após suposto privilégio do órgão para os programas Fantástico, da TV Globo, e Domingo Espetacular, da Record. Os profissionais alegam que o secretário Chico Lucas teria “guardado” para as duas atrações nacionais informações exclusivas do que a Secretaria considera ter sido uma reviravolta no caso do envenenamento de uma família em Parnaíba, no litoral do Piauí.

Ao Dito Isto, o secretário negou que tenha privilegiado a mídia nacional. (Ver resposta no final da matéria)

Chico Lucas em entrevista ao Fantástico

Na noite deste domingo (2), tanto o Fantástico quanto o Domingo Espetacular dedicaram longo tempo para reportagens especiais sobre o caso. Depois de uma série de acontecimentos, inclusive um erro que manteve uma mulher inocente presa por cinco meses, a Secretaria de Segurança do Piauí afirma ter desvendado o caso, e o desfecho foi revelado em 1ª mão pelas autoridades policiais do Piauí nos dois programas.

Chico Lucas deu entrevista ao Fantástico, bem como o delegado do caso, Abimael Silva. Já no Domingo Espetacular apenas o delegado apareceu.

A jornalista Luana Lima, conhecida como Luana PHB, que atua em Parnaíba e acompanhava o caso desde o início, compartilhou nas redes sociais uma nota de repúdio. O texto diz que a Polícia do Piauí “tem ignorado a imprensa local na divulgação de informações sobre o caso do envenenamento”. A nota afirma ainda que, “apesar do esforço dos jornalistas da região, a polícia privilegia a mídia nacional com informações exclusivas enquanto deixa a imprensa local sem respostas.”

Também por meio das redes sociais, alguns jornalistas que atuam em Teresina se queixaram da situação. A alegação é de que, mesmo tendo sido procurada para dar detalhes dos desdobramentos finais do caso ao longo da semana, a Secretaria de Segurança não forneceu e preferiu esperar para dar ao Fantástico.

Após a exibição das reportagens neste domingo, a SSP-PI divulgou em seu perfil oficial no Instagram uma extensa “nota explicativa” dando para os demais profissionais de imprensa todos os detalhes mostrados no Fantástico e no Domingo Espetacular.

Secretário em reportagem do Fantástico (Reprodução/TV Globo)

Procurado pelo Dito Isto, o secretário de Segurança Chico Lucas informou que "todas as informações estavam à disposição de todos". Ele negou ter havido privilégio e apontou que nenhum veículo da imprensa local conseguiu explorar o material fornecido pela Secretaria.

"Todas as informações estavam à disposição de todos. O Domingo Espetacular fez uma baita matéria sem nenhum material exclusivo. Sem falar que disponibilizamos um drive cheio de material interessante, mas, até agora, nenhum veículo local conseguiu explorar.", falou o secretário.

Mais de Geral