O deputado estadual Severo Eulálio (MDB) assumiu nesta segunda-feira (3) a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí. Ele sucede o deputado petista Franzé Silva, que comandou a casa nos primeiros dois anos da atual legislatura.
Severo Eulálio está na Assembleia desde 1º de fevereiro de 2015, quando foi empossado para seu primeiro mandato de deputado estadual. Atualmente, está no terceiro consecutivo.
O deputado pertence à uma linhagem familiar que caminha para completar um século na política de Picos, cidade do semiárido do Piauí. Na Assembleia Legislativa, a família Eulálio exerce mandatos há 64 anos.
Vovô foi deputado

Severo tem o mesmo nome do avô, Severo Maria Eulálio, que foi deputado estadual, deputado federal e prefeito de Picos. Severo Eulálio, o avô, se candidatou a deputado estadual em 1958, quando ficou na suplência. Em meados de 1961, assumiu o mandato com a convocação de titulares para secretarias no Governo do Estado. Era, ali, a chegada oficial da família Eulálio na Assembleia do Piauí.
Depois de exercer o mandato como suplente convocado, Severo Maria Eulálio foi eleito deputado estadual em 1962 e em 1966. Ao todo, foram 10 anos exercendo mandatos no Poder Legislativo do Piauí. Depois, deixou a Alepi e se elegeu deputado federal em 1970.
Em 1976 foi eleito prefeito de Picos, cargo que morreu durante o exercício, em 1979.

Porém, quando saiu da Assembleia para ser deputado federal, Severo Maria Eulálio conseguiu eleger o sobrinho, Oscar Eulálio, para deputado estadual. Oscar exerceu três mandatos seguidos na Alepi até o começo de 1983, quando Kleber Eulálio já entrava na política.
Papai foi deputado
Kleber Eulálio disputou a primeira eleição de deputado estadual em 1982 e ficou na suplência. Em 1985, ele é efetivado no mandato e, após isso, consegue se reeleger sete vezes seguidas, em 1986, 1990, 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010.

Kleber Eulálio foi presidente da Assembleia quatro vezes, sendo três delas consecutivas.
Em 2012, Kleber Eulálio foi eleito prefeito de Picos e renunciou ao mandato de deputado estadual. Três anos depois, em maio de 2015, foi eleito conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e renunciou à Prefeitura de Picos.
Agora é a vez do filho
Severo Maria Eulálio Neto, o filho de Kleber, foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2014. Após exercer o primeiro mandato, foi reeleito em 2018 e em 2022.
Agora, aos 41 anos, Severo chega à presidência da Assembleia Legislativa do Piauí. Ele foi eleito presidente ainda em 2023, numa eleição antecipada em dois anos.
De volta à presidência da Alepi, a família Eulálio vai prolongando a perpetuação no Poder Legislativo do Piauí. Já se foram 64 anos e, pelo andar da carruagem, vão vir outros tantos pela frente.