Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

Lula chama governadores de cinco estados de ‘ingratos’

Presidente entende que gestores estaduais deveriam estar agradecendo ao Governo Federal.

 Lula em evento no Planalto (Reprodução/TV Brasil)

O presidente Lula classificou nesta quinta-feira (16) de “ingratos” os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG), Cláudio Castro (RJ), Eduardo Leite (RS) e Ronaldo Caiado (GO). A razão para a queixa foi o fato de os gestores estaduais terem criticado vetos ao projeto de renegociação de dívidas dos estados com a União.

“Os governadores, que são os cinco maiores, que devem mais, e que são ingratos porque deveriam estar agradecendo ao governo federal e ao Congresso Nacional, fizeram críticas, porque alguns não querem pagar. E a partir de agora vão pagar. É muito engraçado, [os estados] pobres pagam suas dívidas e os ricos não pagam.”, falou o presidente, em referência aos cinco governadores.

São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás são os mais endividados do País. A dívida dos cinco juntos corresponde a 90% do total da dívida de todos os entes federativos com a União.

Na lei que regulamenta o programa de pagamento das dívidas estaduais, Lula vetou alguns parágrafos, entre eles o que permitia a utilização dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR), criado pela reforma tributária, para abater uma parcela dos débitos. Esse ponto foi um dos criticados pelos governadores.

Mais de Política