O ex-senador Heráclito Fortes (PSD) comentou a polêmica em torno das emendas parlamentares e o controle cada vez maior do Congresso Nacional sobre o Orçamento da União. Com a experiência de quase 40 anos de vida pública em Brasília, o ex-senador, ex-prefeito e ex-deputado federal do Piauí critica a farra das emendas parlamentares. As declarações foram dadas numa entrevista à Rede Vida.
“Nós estamos vivendo uma degradação. Esse negócio do orçamento secreto, ou seja lá o [nome] que for, essa manipulação orçamentária, é um desserviço ao País. Ninguém se preocupa mais com o país, só se preocupa com verba. E isso é uma deformação que precisa ser corrigida.”, criticou o ex-senador.
Heráclito ponderou que não é contra totalmente as emendas e lembrou que chegou a destinar verbas para o Piauí quando era parlamentar. Ele, contudo, critica o exagero e afirma que hoje em dia os congressistas só querem saber de emendas.
“Ninguém faz nada, ninguém fala nada a não ser no Orçamento. Na Constituinte [de 1988] foi restabelecido o poder do Congresso de legislar sobre emendas e tinha um grupo do nosso PMDB da época que só passou a pensar em emendas. Um dia eu estava em um hotel em Brasília conversando com o Dr. Ulysses Guimarães e ele disse: ‘O maior mal que se fez foi isso. Os nossos colegas não querem mais saber de Brasil, só querem saber de emendas.’”, contou Heráclito.
Vai lançar livro
Na mesma entrevista, Heráclito Fortes revelou que vai lançar um livro intitulado “A Casa”. A publicação já está sendo editada e vai contar bastidores e histórias que se passaram na casa onde o senador morou em Brasília por décadas. Foi na mansão de Heráclito onde aconteceram muitas das reuniões que decidiram momentos importantes da política brasileira, desde a eleição de Tancredo Neves até o impeachment de Dilma Rousseff.
Assista a entrevista completa: