O senador Ciro Nogueira (Progressistas) usou a rede social X (antigo Twitter) nesta quarta-feira (25) para criticar o aumento da alíquota do ICMS no Piauí. A elevação do imposto estadual de 21% para 22,5% foi aprovada pela Assembleia Legislativa em sessão extraordinária na segunda-feira (23) e sancionada pelo governador Rafael Fonteles (PT).
Em tom irônico, Ciro disse que os piauienses esperavam um presente do Papai Noel no Natal, mas o governador Rafael Fonteles se vestiu de "amigo da onça".
"Na véspera do Natal, o governador Rafael Fonteles 'presenteou' os piauienses com um aumento de 21 para 22,5% do ICMS - ou seja, aumento de mais de SETE POR CENTO do imposto estadual que já era um dos maiores do Brasil. Ruim por si só, os 7% a mais do ICMS chegam em meio a mais uma alta da taxa de juros, que só sobe, ao recorde de alta do dólar e com o Piauí necessitando desesperadamente de investimentos. O povo torcia por um bom presente do Papai Noel, mas pelo visto o governador se vestiu de amigo da onça.", escreveu o senador.
O aumento do ICMS, proposto pelo governo estadual, foi sancionado pelo governador horas depois da Assembleia aprová-lo na sessão extraordinária. O Piauí possui uma das maiores alíquotas do ICMS do Brasil.