A Câmara Municipal de Teresina empossou na manhã desta terça-feira (7) os suplentes Samantha Cavalca e Pedro Alcântara, ambos do Progressistas. Jornalistas por formação, eles assumem os mandatos de vereador devido à ida dos titulares Ismael Silva e Aluísio Sampaio para secretarias na gestão do prefeito Silvio Mendes.
A posse foi bastante prestigiada por autoridades políticas, entre elas o senador Ciro Nogueira (Progressistas) e o vice-prefeito Jeová Alencar (Republicanos).
Menção a Bolsonaro
Durante o juramento de posse, Samantha Cavalca mencionou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem é apoiadora. "E prometo tambem que é Bolsonaro em 2026", completou após ler o trecho protolocar do juramento.
No discurso, já depois de oficialmente empossada no cargo de vereadora, ela iniciou dando "bom dia a todos" e afirmou que não incluiria o "bom dia a todes" porque o termo "todes" não existe na língua portuguesa.
A volta Pedro ao parlamento
Já Pedro Alcântara mencionou que volta à Câmara Municipal de Teresina após cerca de três décadas do seu último mandato exercido na casa. Ele lembrou que voltou à atividade política em 2024 após ter sido tirado "abruptamente" do emprego que tinha em uma emissora de televisão no começo do ano passado.
"Não estava na minha pauta de vida ser sequer candidato, quanto mais estar aqui hoje. Mas eu fui abruptamente tirado da cadeira de jornalista e o Dr. Silvio Mendes me ligou dizendo que tinha um cavalo selado na minha porta para eu montar, no dia 24 de janeiro. E ele e o Jeová me convenceram e convenceram meus filhos para eu ser candidato", relembrou.